sábado, 21 de janeiro de 2012

O DÍZIMO É DE DEUS?

Um ponto que os verdadeiros Cristãos são mais atacados é com relação ao dízimo, muitos condenam dizendo que Deus não precisa de dinheiro, que o dízimo é o valor que você quiser, que não precisa ser dizimista ou dizimar sempre, que o líder da congregação está usando o dízimo em seu próprio custeio e outras coisas mais.

Eu posso dizer por experiência própria que depois que entendi o que é o dízimo e a oferta, e passei a ser dizimista fiel e ofertante na casa de Deus, minha vida mudou 100% para melhor, eu voltei para a minha cidade, o meu trabalho de início eu comecei a ganhar o dobro do que eu ganhava antes e hoje recebo posso dizer que quase 4 vezes mais o que eu ganhava (financeiramente falando), mas desde que entendi e aceitei o dízimo e oferta minha esposa e eu fomos fieis (claro que as vezes erramos por desconhecer o total desse ato), mesmo nos meses que o salário que eu recebia (isso morando em Curitiba ainda) não dava para pagar as contas do mês, mas o dízimo e a oferta nós não deixávamos de separar, e entregar quando vínhamos para Cornélio Procópio visitar os parentes, e quando estávamos aqui nesta cidade íamos à igreja onde estávamos (e estamos) aprendendo sobre a Palavra de Deus e entregávamos os dízimos e ofertas para Deus.

A Palavra de Deus cita muitas passagens onde os homens de Deus sempre foram dizimistas, tanto no AT como no NT. E se pararmos para analisar a vida desses homens iremos ver que eles foram prósperos em todas as áreas. Coincidência? Não...  isso é obediência à Palavra de Deus, pois o que é de Deus o homem não pode tocar.

"Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus altíssimo; abençoou ele a Abrão e disse:
  Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo que entregou os teus adversários nas tuas mãos.
E de tudo lhe deu Abrão o dízimo."  (Gênesis 14:18-20)

Podemos ver que Abraão, no texto acima ainda chamado Abrão, já dizimou e neste tempo era o tempo da graça e não da Lei ainda, pois o tempo da lei viria somente com Moisés.

"Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz par a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus; e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo." (Gênesis 28:20-22)

No texto acima vemos o voto que Jacó fizera com Deus, e se você ler a história de Jacó verá como ele foi prospero, claro que ele pagou o preço pelo que ele fez com o próprio irmão e tudo mais.

Se pararmos para analisar também podemos ver que o primeiro dízimo foi o de Adão, Deus deu todo o Jardim do Éden para Adão, mas advertiu-o para não tocar em uma árvore, essa árvore representa o dízimo de Deus, e Adão com Eva tocaram nessa árvore e o resto da história você já sabe.

"Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida."  (Malaquias 3:7-10)

Na passagem acima podemos claramente entender que a pessoa que não é dizimista e ofertante está roubando à Deus, e também vemos as promessas de Deus para o dizimista e ofertante.

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!" (Mateus 23:23-24)

Aqui Jesus disse que devemos ser justos, misericordiosos e ter a fé, mas também devemos dar o dízimo

Se você procurar no dicionário verás que dízimo significa a décima parte, então poderá saber, pela tua inteligência, que tudo o que passa em tua mão você deve separa a décima parte e entregá-la na Obra de Deus onde você é alimentado na palavra, se você ainda não é participante da Obra de Deus, então procure uma igreja onde prega o Evangelho na íntegra sem omissão de algumas palavras e seja dizimista fiel. Minha parte eu estou fazendo, que é passar a Palavra de Deus, agora, a decisão quem toma é você, eu já tomei a minha e estou sendo muito abençoado.

Vou finalizar por aqui na passagem de Deuteronômio 26, e que Deus te abençoe irmão.

"Ao entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te dá por herança, ao possuí-la e nela habitares, tomarás das primícias de todos os frutos do solo que recolheres da terra que te dá o Senhor, teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que o Senhor, teu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu nome." (Deuteronômio 26:1-2)

"Dirás perante ao Senhor, teu Deus: Tirei da minha casa o que é consagrado e dei também ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão, e à viúva, segundo todos os teu mandamentos que me tens ordenado; nada transgredi dos teus mandamentos, nem deles me esqueci. Dos dízimos não comi no meu luto e deles nada tirei estando imundo, nem deles dei para a casa de algum morto; obedeci à voz do Senhor, meu Deus, segundo tudo o que me ordenaste, tenho feito."  (Deuteronômio 26:13-14)

Nenhum comentário: