sábado, 17 de setembro de 2011

O REI SAUL

O que for relatado abaixo está no livro de 1 Samuel a partir do capítulo 8.

Samuel estava velho, e seus dois filhos não seguiram o caminho dele, e desviaram fazendo coisas desagradáveis aos olhos de Deus, com isso, os anciãos de todo Israel se reuniu na congregação juntamente com Samuel e pediram que fosse levantado um rei para que os governasse. Samuel sendo um homem de Deus orou para o Pai, e depois, com a direção de Deus advertiu todo Israel sobre o pedido de ter um rei para governar o povo.

Deus não se agradou do pedido de Israel, pois Deus é o governador de tudo, mas o povo escolhido estava rejeitando ser governado por Deus, e queria um rei como havia nas outras nações, o povo de Israel estava adorando outros deuses também e isso é abominável para Deus.

Mesmo com as palavras de advertência de Samuel, vindas de Deus, o povo ainda queria que fosse levantado um rei para governar a nação de Israel, e Deus assim permitiu. E observando Saul instruiu à Samuel que ungisse ele para ser Rei de Israel, e, Samuel em obediência assim fez como Deus ordenara.


Saul foi um rei temente à Deus, mas após descumprir uma ordem de Deus, e também por começar a "se achar" tendo feito até uma estátua para ele próprio, Deus se irou e se arrependeu ter erguido Saul como rei.


Deus após isso, ergueu Davi como príncipe para reinar após Saul. Para entender melhor a passagem que relatei acima, leia 1 Samuel a partir do capítulo 8. O que quero enfatizar aqui é que Saul foi um homem escolhido por Deus, tinha tudo o que queria, era poderoso e vitorioso, pois, o Senhor era com ele, mas mesmo assim foi soberbo e desobediente e perdeu tudo, perdeu até o Espírito de Deus em sua vida, e Deus mesmo sendo misericordioso arrependeu ter levantado Saul.


Nós não estamos livres de ser esse "Saul", pois Deus tem nos levantado para fazer muitas coisas na obra Dele, mas será que não estamos sendo desobedientes? Será que não estamos erguendo ídolos para adorar ao invés de adorar o único digno de honra e glórias que é nosso Senhor?


Amado, não deixe que Deus venha a se arrepender de você, seja temente e obediente, não adore outros deuses que nada pode fazer por você, não prostre e nem adore imagens de homens ou mulheres, Deus é espírito e nós temos que adorá-lo em espírito e verdade.


Leia mais a Bíblia e pare de ser enganado.

Nenhum comentário: