sábado, 14 de maio de 2011

O BATISMO NAS ÁGUAS...

Texto básico: João 1:23-24

Verso para decorar: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura; quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:15-16)

O cristianismo tem como essência  o contato direto do homem com Deus, não é ritualista, mas age segundo a operação do Espírito Santo. Portanto, nele não há uma ordem de adoração dogmática e inflexível. No entanto, Jesus deixou duas ordenanças, que lhe são essenciais: O Batismo nas Águas e a Santa Ceia. São chamadas também de "sacramento" (literalmente: "cousas sagradas").


O SIGNIFICADO DO BATISMO


O batismo nas águas não tem poder, em si mesmo, para salvar ninguém. As pessoas são batizadas, não para serem salvas, mas porque já o são (Ef. 2:8) e em cumprimento da justiça (Mat. 3:15). Existem algumas pessoas, que por alguma circunstância muito especial, estão impossibilitadas de cumpri-lo (Luc. 23: 42,43), mas que estão salvas na fé no Nome de Jesus Cristo.


O batismo nas águas demonstra o testemunho público do crente, em sua identificação com a morte e ressurreição de Jesus. Ele simboliza a morte, sepultamento e ressurreição do Filho de Deus.


a) Morte: (Rom. 6: 3,4) - Cristo nosso substituto, morreu em nosso lugar; sua morte tornou-se nossa morte para o mundo e o pecado. Pelo batismo  nos identificamos com Cristo em sua morte; testificamos que morremos para o mundo - (col. 3:3)


b) Sepultamento: (Rom. 6:4) - É o sepultamento com Cristo, simbolizado pela imersão do corpo na água. É o sepultamento simbólico do homem velho, isto é, "a natureza não regenerada da velha solidariedade com Adão", que foi crucificado com Cristo (Rom. 6:6 - Gál. 2:20).


c) Ressurreição: (Rom. 6:5 - Col. 3:1-3) - Pelo batismo o Cristão se identifica com a ressurreição de Cristo ao terceiro dia, vencendo a morte, o pecado e o inferno; significa que a nova vida que ele possui pela fé em Jesus, é a vida do Cristo ressurreto. Assim ele se considera "morto para o pecado, mas vivo para Deus em Cristo Jesus Nosso Senhor" (Rom. 6:11).


FORMA DE BATISMO


A forma adotada pela maioria das Igrejas Evangélicas é a de imersão nas águas, sendo o corpo totalmente submerso nas águas batismais. Em Mateus 3:16 é nos revelado  que o Senhor Jesus, sendo batizado, saiu logo da água. Em Atos 8:36 está clara a necessidade de haver água; João Batista estava batizando em lugar de muitas águas (João 3:23). Na forma de batismo ensinada ou ordenada por Jesus, tanto o batizador como o batizando, devem descer às águas (Atos 8:38)


QUEM DEVE SER BATIZADO


Quem crê. É para quem crê e confessa a Jesus como o Filho de Deus (Atos 8:37). É necessário que o candidato, sinceramente, professe a sua fé. Após ser instruído por Felipe, o eunuco fez uma profissão de fé. Felipe disse: É lícito que crês de todo o coração. O eunuco disse: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus". Desceram ambos à água, tanto Felipe como o eunuco; e Felipe o batizou.


Junto com a fé, está inerente a necessidade de arrependimento (Atos 2:38)


A FÓRMULA DE BATISMO


O batismo, além de ser um testemunho público, tem um testemunho tríplice ("pela boca de duas ou treis testemunhas toda palavra seja confirmada" - Mat. 18:16), pois Jesus ordenou que seja em "Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mat. 28:19). Qualquer outra fórmula, constitui-se em artifício e se torna anti-bíblica


Para ler e meditar
1) Para cumprir toda a justiça =================> Mat. 3:13-17
2) É lícito se crês de todo o coração ============> Atos 8:26-39
3) Batismo na morte de Cristo ================> Rom. 6:1-11
4) Águas abundantes =======================> João 3:22-30
5) Um só batismo ==========================> Efés. 4:1-7
6) A ordenança do batismo ===================> Mat. 28:16-20
7) Ressuscitados pela fé ======================> Col. 2:8-14


Que Deus te abençoe e o Espírito Santo toque seu coração, dando-lhe discernimento para a Palavra de Deus, e com isso seus olhos se abram e conheça a verdade.

Nenhum comentário: